What's On / Feiras e Mercados

Feira da Ladra

Um dia na Feira da Ladra...

São 7h da manhã, o despertador toca, é Sabado dia 25 de Junho. Porque acordar tão cedo no fim de semana? A resposta é muito simples, vou ter um dia onde muitos objectos antigos vão-me contar novas historias. Vou passar o dia na Feira da Ladra, um local muito inspirador para quem tem um blog como a Primeira Casa da rua, onde velharias podem ser o mote para criar novos projectos, originais e personalizados.

Depois de estacionar o carro, só o ambiente e a localização da própria feira, junto do Panteão Nacional onde estão sepultadas grandes personalidades da história de Portugal, como a grande fadista Amalia Rodrigues ou o grande escritor Almeida Garrett, já são bons motivos para visitar não só a feira, mas também,a antiga igreja de Santa Engrácia agora Panteão Nacional. 

Claro esta, que não se pode dispensar uma visita a muitas das bancas que estão espalhadas por toda esta zona, onde podemos encontrar os objectos mais inesperados, como por exemplo, jantes de automóveis ou os antigos telefones onde as teclas ainda não existiam.

As bancas que não perco, gosto de ver milímetro por milímetro. As bancas onde temos azulejos, discos vinil e peças de mobiliário ou objetos decorativos vintage. Também adoro passar pelo armazém das Caldas que fica no campo de Santa clara, nº 112. Só de passar em frente da mesma é um deleite, com inúmeras peças de loiça a decorarem toda a sua fachada e onde podemos encontrar, desde lagartos, a cabeças de touro que tanto podem ser utilizados à mesa, bem como, para decorar qualquer uma das paredes lá de casa, uma vez que são verdadeiras obras de arte.

Depois de tantas bancas visitadas, nada como parar numa das esplanadas que existem junto da feira e comer qualquer coisa onde os paladares nos remetem para casa dos avós com comida deliciosamente cozinhada e tipicamente portuguesa. Terminado o repasto não dispenso uma visita ao Panteão onde a entrada custa 4â?¬, sendo que, em cada 1º domingo do mês a entrada é gratuita.

Arquitectónicamente é um edificio maravilhoso para contemplar a qualquer hora do dia, por isso mesmo nada como descansar alguns minutos na escadaria deste majestoso monumento.













+MYLISBON
Vodafone Fibra
LisbonLovers Shop